Estudo de caso:

Movie Tracer

App mobile voltado para visualização de trailers com propósito e compra de ingressos para cinema.  

Este projeto é parte do curso de Certificação Profissional Google UX Design.

Duração no projeto: 1 mês e 12 dias.
Participação no projeto: todos os aspectos do Design
(pesquisas, visuais, interação)








Este projeto é o resultado de parte de minhas reflexões sobre como as pessoas estavam antenadas quanto aos filmes em cartaz no cinema ou que séries estavam assistindo em determinado momento. 


A motivação para a elaboração é a constante troca entre amigos, familiares e colegas de trabalho sobre que filmes assistiram ou sobre o ocorrido em um episódio de série em que muitos não sabiam do que estavam falando.


Dessa forma, Movie Tracer é um aplicativo voltado para os entusiastas de cinema e streaming que sempre buscam saber o que ocorre na cena cultural.

Para este projeto, foquei no objetivo principal que é gerar uma aplicação de rápida visualização de trailers e compra de ingressos para cinemas.









Principais desafios



• Compreender o interesse ou não por filmes e qual a motivação para determinada resposta.

• Projetar uma plataforma lúdica mas ao  mesmo tempo simples e rápida de usar.


• Identificar a real necessidade do usuário visto os inúmeros players presentes no mercado.


• Garantir uma experiência contínua e linear.




Desk Research


Para entender o cenário, foi realizada uma pesquisa inicial tendo três vertentes: antes da pandemia, período de restrição e após a retirada das restrições. 

Tal busca tinha como principal foco entender como as pessoas estavam consumindo entretenimento nesses três momentos.

Antes da Pandemia

Período de Restrição

Retirada de Restrições

Pesquisa com usuários

A pesquisa em questão buscou identificar hábitos e costumes dos usuários em relação a como consomem trailers de cinema, não restringindo a esta modalidade. Foi importante também realizar a consulta sobre as plataformas de streamings, visto que estas também têm realizado filmes  e séries com importância real nos períodos de crise provocados pela pandemia e com isso, realizado trailers para divulgação de suas produções.

A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa e apresentou dois grupos distintos. Os que sempre visualizam trailers e os que não realizam esta atividade.

Algumas suposições foram apontadas durante o processo, como a questão de ainda frequentar ou não o cinema por conta das novas mídias surgidase o que achavam dos trailers, foco principal da pesquisa. 

Uma questão bastante levantada foi o tempo de visualização de trailers em dispositivos móveis, em que os resultados obtidos se confirmaram levantamentos realizados, tendo o fator tempo como principal limitador de adesão a esta mídia.

Foram também encontrados três pontos de dores, fundamentais para nortear o diferencial da aplicação:

- Por conta da correria do dia-a-dia, sobra pouco tempo para relaxar e assistir um bom filme. Isso impacta na hora  de decidir qual assistir.
- Alguns trailers acabam sendo muito extensos, o que gera insatisfação e vira um fator decisor entre visualizar ou não.
- Muitos possuem temáticas violentas e faltam indicações do seu conteúdo antes de visualizá-lo, expondo usuários a conteúdos impróprios.

Personas - Encontrando os usuários

Partido da visão dos entrevistados, formulei duas personas com necessidades distintas e que atendem aos objetivos

“Minha vida é muito corrida, mas não abro mão do que é mais importante na vida para mim.”

Metas

• Ter mais tempo para a família

• Conhecer melhor os lançamentos de filmes e séries

• Gerar insights para ações em seu trabalho.

• Atualizar-se sobre novas técnicas de roteirização e filmagem.

Frustrações

• “Vejo poucos filmes por conta da correria. Mas amo cinema e tenho ido menos do que gostaria. Isso porque tenho bebê pequeno.   
Mas se não fosse isso, iria pelo menos 1x por mês no mínimo.”

• “Gosto muito de trailers de filmes, mas alguns revelam muito do filme.”

Roberto Barros

45 Anos, casado (1 filho)
gerente de comunicação 

Roberto é formado em publicidade e possui uma pós-graduação em Marketing. Atua como Gerente de Comunicação de forma muito ativa. Costuma desenvolver campanhas impactantes e que geram reflexões nas pessoas. Para isso, procura ficar bastante informado sobre as novidades do mundo do entretenimento de forma que consiga gerar novos insights no seu trabalho. Por conta da sua rotina e com um filho pequeno, o qual não abre mão de participar da criação, possui pouco tempo para se inteirar das novidades do cinema e para isso recorre a sinopses e trailers para decidir qual filme assistir.

“Amo a vida e meus alunos.
Eles são o nosso futuro e me preocupo com eles.”

Metas

• Conhecer diferentes perfis pessoas  para lidar melhor com o próximo.

• Utilizar filmes como base de ensino para seus alunos.

• Estimular a criatividade para elaborar novas formas de  ensino. 

Frustrações

• “Por lidar com crianças, assisto muitos trailers e tenho visto muitaviolência até em desenhos. Isso me deixa muito reflexiva sobre o futuro delas.”

• “Vejo muita coisa. Muito mesmo!  E sinto que alguns trailers são muito apelativos. Forçam a barra, sabe?”

Giselle Monteiro

26 Anos, casada (sem filhos)
professora de ensino
fundamental

Giselle é professora do ensino fundamental de uma escola particular do Rio de Janeiro. Por buscar sempre novas formas de ensino e entender melhor as reações de seus alunos, realizou uma pós-graduação em psicologia. Adepta à busca por novas formas de ensino, se inspira  em filmes e por vezes realiza sessões de cinema para seus alunos, sempre alinhadas à matéria tratada, como forma de reter a atenção.
No entanto, ela fica muito preocupada sobre o que as crianças assistem pois tem visto muita violência nas produções e diz que como vivemos em um mundo cada vez mais conectado, as crianças ficam cada vez mais expostas.

Proposta de Valor

Após formatação da jornada das duas personas foram realizadas as definições de problema e hipótese, que geraram a proposta de valor:

O aplicativo MovieTracer vai permitir que os usuários consigam buscar por trailers de filmes de forma criteriosa e concisa, o que vai afetar os usuários que busquem por um filme alinhado ao seu perfil ao permitir que os usuários saibam dos filmes que estão presentes no circuitocultural sem tomar muito tempo ou revelar mais do que o necessário.

Análise Competitiva

Como há diversos players no mercado, buscar por diferenciação pelo design requeriu uma análise dos principais concorrentes diretos, visto que muitos, apesar de ter características próprias, possuem funcionalidades similares, em que as experiências finais se tornam comoditizadas.   

Design System

Preto

#000000
rgb(0, 0, 0)

Cinza

#8a8a8a
rgb(138, 138, 138)

Vermelho

#ff0000
rgb(255, 0, 0)

Amarelo

#ffea00
rgb(255, 234, 0)

Do processo inicial ao protótipo final, foram verificadas diferentes necessidades dos usuários que se convergiam para um mesmo objetivo.
O fator tempo se mostrou extremamente importante para o conhecimento de filmes e esse foi o principal ponto focal do projeto, o P0, que indicou
um padrão de funcionalidade, com uma interface acessível em suas cores, integrada a sistemas de leitores de tela e de fácil utilização.

Dessa forma, o aplicativo apresentado vai além de suas funções, podendo ser uma importante ferramenta de sociabilização e formação de comunidades.